sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pedágio Pedagógico

Estou muito orgulhosa em fazer parte da equipe Armando Grisi. Tenho trabalhado com profissionais capacitados e responsáveis. As professoras envolvidas nesse projeto foram Elaine, Gessy, Rose Trovó e Cristiane.

Alunos fazem pedágio educativo em defesa do trânsito seguro



Com  faixas e placas, estudantes conscientizaram pedestres e motoristas para um trânsito que respeite a todos

Adriel Arvolea

Até este domingo, dia 25, acontece a 3ª Semana de Educação no Trânsito de Rio Claro. Blitz educativa, teatro, escola de bicicleta e passeio ciclístico são as principais atividades que compõem a programação.

Nessa temática, alunos da Escola Municipal Prof. Armando Grisi, do Jardim Paulista II, fizeram o Pedágio Pedagógico na Estrada de Jacutinga (semáforo), com o objetivo de alertar os motoristas sobre o respeito às regras de trânsito e valorização da vida.

De acordo com Denise Aranha, Profª Coordenadora, é preciso conscientizar desde cedo para mudar a realidade do trânsito, cada vez mais crescente. “Nossa intenção é fazer com que o assunto seja discutido por todos, focando os menores como agentes multiplicadores de ações transformadoras na sociedade”, explica.

Fizeram parte do projeto, além dos alunos da unidade, as professoras Gessy, Elaine, Rosemari , Cristiane (3º e 5º anos do período da manhã), Érica, Silmara e Roseane (3º e 4º anos da tarde).

Promovendo noções básicas sobre trânsito, conceitos de comportamento, segurança, direitos e deveres são difundidos ao longo do ano com as crianças do município, buscando torná-las cidadãs conscientes enquanto pedestres e motoristas no futuro.

Segundo a guarda civil Sabrina Roberta Christofoletti, uma das responsáveis pelo programa Guarda Educacional (Gduc), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil realiza trabalho contínuo com alunos da rede municipal de ensino e demais interessados, trabalhando a educação no trânsito.

“Oficializado em 2010, o Gduc trabalha questões relacionadas ao trânsito seguro e às drogas. Nossas ações contemplam palestras para alunos de Ensino Fundamental (Ciclo I) e campanha educativa por meio de frase e desenho”, comenta Christofoletti.

Dessa forma, uma série de orientações sobre o tema é repassada em forma de atividades lúdicas, despertando o interesse no assunto de forma a aliar a teoria à prática.

DADOS           

Levantamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário aponta para 3.336 acidentes de trânsito no ano passado em Rio Claro contra 2.828 em 2009, acréscimo de 508 acidentes em um ano.

Grande parte das ocorrências envolveu motocicletas: 1.003 em 2009 e 1.172 em 2010. O levantamento feito pela secretaria não contabiliza mortes, apenas faz classificação de acidente com vítima e sem vítima.

A Visconde figura na lista de pontos críticos para acidentes no município. Os principais focos na via são os cruzamentos com a Rua 14, Avenida 14, Rua 9, Rua 12, Avenida 32 e Rua 8.



Nenhum comentário:

Postar um comentário